Teste

domingo, 6 de março de 2011

Síndrome de Alienação Parental

Síndrome de Alienação Parental é o termo proposto por Richard Gardner em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor. 
Os casos mais frequentes da Síndrome de Alienação Parental estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o luto da separação, desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro.
Portanto, faz-se oportuno lembrar, Caro Leitor, que a prática de ato de alienação parental fere o direito fundamental da criança ao convívio familiar saudável, constitui abuso moral contra a criança e descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar ou decorrente de tutela ou guarda.
O Brasil é o país dos órfãos de pais vivos. Como consequência dessa situação, o número de casos de Síndrome de Alienação Parental cresce de forma assustadora. Isto acontece, provavelmente, em função da preocupante quantidade de divórcios e separações jurídicas. Segundo informações do IBGE, entre os anos de 1984 e 2007 o número de divórcios cresceu cerca de 200% e, entre o período compreendido entre 2005 e 2006 as separações jurídicas passaram de 1,4% para 7,7%.
A criança vítima de Síndrome de Alienação Parental, pode vir a  apresentar uma série de dificuldades tais como: depressão, angústia, ansiedade, medo, pânico, cometer suicídio, usar drogas  e álcool, baixa auto estima, tende a repetir o comportamento dos pais no futuro e dificilmente consegue uma relação estável.
Consideram-se formas de Alienação Parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por equipe multidisciplinar, os praticados diretamente ou com auxílio de terceiros, tais como:
I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;
II - dificultar o exercício do poder familiar;
III - dificultar o contato da criança com o outro genitor;
IV - dificultar o exercício do direito regulamentado de visita;
V - omitir deliberadamente ao outro genitor informações pessoais relevantes sobre a criança, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço;
VI - apresentar falsa denúncia contra o outro genitor para obstar ou dificultar seu convívio com a criança;
VII - mudar de domicílio para locais distantes, sem justificativa, visando dificultar a convivência do outro genitor.
Diante do exposto, Caro Leitor, “todo cuidado é pouco”. Agora, pais que, consciente ou inconscientemente, usam os seus filhos com esse propósito estão, finalmente, passivos de punição. Felizmente, no dia 26 de agosto de 2010 foi sancionada a Lei 12.318. Essa Lei prevê medidas que vão desde o acompanhamento psicológico até a aplicação de multa, ou mesmo a perda da guarda da criança a pais que estiverem alienando os filhos.

3 comentários:

  1. Parabéns

    Excelente texto. Muitas crianças e adolescente tem seus vínculos paternos e ou maternos destruídos.

    ResponderExcluir
  2. Recebo no Consultório, jovens e adultos com suas vidas destruídas por ter sofrido Síndrome de Alienação Parental País e mães que receberam seus filhos, criarão amarão e quando do momento da separação não souberam separar o que eram deles e o que eram dos filhos. Vejo muito atrás de fotos quando perdem os pais, para mostrar aos filhos o que nada restou. Uma sociedade moderna ainda não sabe lidar com estes tipos de situação. Lamento!!!!

    ResponderExcluir
  3. Já passei por uma situação dessas. Odiei minha mãe quando descobri que perdi a de conviver com um pai correto, honesto e com uma capacidade enorme de amar e compreender. Cresci ouvindo falar de um homem ruim, que sacanagem minha mãe me aprontou.

    ResponderExcluir