Teste

terça-feira, 29 de março de 2011

Transtorno Afetivo Bipolar


O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ou Transtorno do Humor é uma enfermidade caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania (estado exaltado de humor, ao contrário de “mania”  popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa) e depressão. Uma pessoa com transtorno do humor está sujeita a súbitos  episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado, como  também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão).  Essa alternância de humor ocorre sem que ela perceba, uma vez que o senso crítico e a capacidade de avaliação objetiva das situações estão prejudicadas ou ausentes. Entre os episódios, é comum que a pessoa acometida desse mau passe por períodos de normalidade.
Deve-se, portanto, tomar cuidado para não confundir os sintomas característicos da TAB  com as alterações de humor motivadas por dificuldades cotidianas estressantes, pois estas são momentâneas e tendem a desaparecer quando as dificuldades são resolvidas.
Infelizmente, ainda há em nossa sociedade preconceito, em alguns casos, às vezes, aliado a ignorância,  sobre o que é TAB, seus efeitos e sintomas. Diante dessa situação faz-se imprescindível registrar que o paciente portador  de TAB, se mal diagnosticado ou submetido a tratamentos incorretos, pode perder todo o seu patrimônio em questão de poucos dias, trabalhar por 48 horas seguidas sem se cansar, emprestar o que mais gosta para o pior dos amigos ou, no outro extremo, ficar impossibilitado de trabalhar, parar de comer por dias e dias, não tomar banho por semanas, não falar com absolutamente ninguém, chorar até cansar e cometer suicídio.
A mortalidade dos portadores de TAB é elevada, e o suicídio é a causa mais frequente de morte, principalmente entre os jovens. Estima-se que até 50% dos portadores tentem o suicídio pelo menos uma vez em suas vidas e 15% efetivamente o cometam. Estatísticas apontam que mais de 40% dos portadores de TAB são dependentes de álcool e  12% de alguma droga ilícita. Também doenças clínicas como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares são mais frequentes entre portadores de TAB do que na população geral.
Em um episódio de Mania ou Euforia o paciente pode apresentar: Aumento de energia e disposição; humor eufórico; irritabilidade, impaciência, "pavio curto"; distração; exaltação; pensamento acelerado, tagarelice; insônia; otimismo exagerado, aumento da autoestima; gastos excessivos e falta de senso crítico. Em caso mais grave o paciente pode apresentar ainda: delírios e alucinações; abuso de álcool e ou drogas; ideias de suicídio; desinibição exagerada e comportamentos inadequados;
Em um episódio de Depressão o paciente pode apresentar: desânimo, cansaço mental; dificuldade de concentração, esquecimento; isolamento social e familiar; apatia, desmotivação; sentimento de medo, insegurança, desespero e vazio; pessimismo, ideias de culpa; baixa autoestima; alteração do apetite; redução da libido e aumento do sono. Em casos mais graves o paciente pode apresentar: dores e problemas físicos como, cefaleia, sintomas gastrintestinais, dores pelo corpo, pressão no peito e ideias suicidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário