Teste

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A ESCOLA IDEAL

Resquícios negativos da mistura existente entre as metodologias de ensino, gerada pelo despreparo do segmento da sociedade formadora de opiniões, abriram espaço para a importação de pacotes educativos que fogem da nossa realidade, colocando em xeque o verdadeiro conceito da Escola Ideal.
Como educadora, preocupo-me com essa diversidade de conceitos, embora julgue que a Escola Ideal é aquela onde a criança é inserida para vivenciar sua segunda socialização e possa ser vista como um todo, que apresenta comportamento saudável e positivo, capaz de entrar no mundo do adulto consciente do seu papel na sociedade.
Julgo ainda ser a Escola Ideal, aquela que acredita, incentiva, respeita, reconhece as potencialidades de seus alunos e, acima de tudo, está aberta para ouvi-los. Aquela que observa de forma criteriosa a capacidade individual, não enfatizando, sobretudo, as limitações. Enfim, aquela que reconhece as habilidades e competências de seu corpo discente através da abertura do espaço necessário, para que ele possa falar e ser ouvido, elaborar textos e ser capaz de questionar sobre outros textos. 

5 comentários:

  1. Aqui em Sorocaba/SP, também tem uma Dra.Doroteia Monteiro, só que ela é advogada.

    ResponderExcluir
  2. Cristiane Chagas (cristiane chagas_batista@yahoo.com.br)29 de dezembro de 2010 às 11:26

    É realmente preocupante a visão e o empreedimento educacional no nosso País. Não falo apenas das escolas públicas, mas principalmente das particulares que conheço.
    E no que se refere à Educação infantil, a situação ainda é pior, não temos educação e sim ensino infantil.

    ResponderExcluir
  3. Conheço uma advogada chamada DOROTÉIA MONTEIRO, em Sorocaba, que tem escritório na Rua São Bento, 190.

    ResponderExcluir
  4. Também conheço a Dra. Dorotéia Monteiro de Sorocaba. Já venci muitas causas judiciais das quais ela cuidou por mim. Parabéns às doutoras Dorotéias (a de Pernambuco e a de Sorocaba/SP)!!! Fabrícia

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem gosto da dra. Dorotéa Monteiro aqui em Sorocaba. É uma ótima advogada.Eu também ganhei muitas causas com ela. As Dorotéas Monteiro estão de parabéns. MANUEL

    ResponderExcluir