Teste

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A GRAVIDADE DE UM DIAGNÓSTICO TARDIO




Identificar os sintomas emocionais através da busca de  ajuda terapêutica pode ser visto como um passo para a cura. Segundo Sigmund Freud, neste caso,  esse processo ainda pode ser considerado uma pulsão de vida, uma vez que há nessa relação ligações amorosas estabelecidas com o mundo e com outras pessoas, sendo o indivíduo o sujeito do desejo.
Os sintomas físicos e psicológicos ditos leves, moderados ou profundos devem ser acompanhados por um profissional de Psicologia. Infelizmente, esse atendimento normalmente não é feito por um Psicólogo, em função do preconceito gerado por uma falsa cultura,  ainda pregada por profissionais da chamada “Ala Branca”.
Outra questão que me parece grave é a dificuldade encontrada em alguns profissionais de saúde para diagnosticar problemas que possuem origens emocionais. É comum ouvir "desabafos" de pacientes depressivos diagnosticados nos ambulatórios como portador de crises nervosas, alegando que foram medicados com Ansiolítico do grupo das Benzodiazepinas e Soro Glicosado com Vitaminas. É oportuno registrar, Caro Leitor, que procedimento dessa natureza, além de retardar o verdadeiro diagnóstico, é perigoso,  uma vez que uma depressão leve pode se transformar em profunda, fato que pode comprometer para sempre a vida do paciente.


4 comentários:

  1. Olá Dorotéa tudo bem? Gostei bastante do tema apresentado por você nesta tag. Acho sempre pertinente demonstrar para as nossos internautas a relevância da Psicologia para com as doenças de cunho emocional. Concordo no que se refere a dificuldade das pessoas em procurar um apoio psicológico para enfrentar os mais diversos obstáculos vivencias. Sem sombra de dúvidas usar amoletas, ou seja, remédios, é uma forma mais calma e fácil de viver. O que acaba não permitindo com que os pacientes experenciem situações que poderiam ampliar seu repertório comportamental.
    Não estou aqui afirmando que o acompanhamento medicamentoso não se faz necessário, mas também não deve ser encarado como a única e real forma de tratamento para as mais diversas psicopatologias.
    Abraços e parabéns pelo espaço virtual.

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil enxergar quando se está com um problema, as vezes, é necessário um "choque" pra que se abra os olhos. Quem sofre não age intencionalmente, age movido pela sua percepção distorcida das coisas, a depressão faz isso. A dor e a vergonha, quando se acorda são grandes demais, só sabe a extensão quem sente, por isso é importante reconhecer a dor e assumir que precisa de ajuda, pra poder recomeçar.É preciso que as pessoas não interpretem quem sofre como alguém ruím.

    ResponderExcluir
  3. Olá obrigada por ser minha seguidora, para mim é uma honra ter uma parceira de profissão, de tão longe rs... e ao mesmo tempo perto virtualmente, gostei muito da sua materia e concordo com você, alias seu blog muito legal.
    prazer tê-la como aliada e amiga virtual. abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Dorotéa Monteiro

    Você não falou quase tudo da ala Branca. Realmente não estão preparados para diagnosticar uma depressão. Você esqueceu dos falsos médicos.
    um abraço.

    ResponderExcluir